Resumo da 1ª e 2ª Temporada

14/03/2018 10:22

1ª temporada (2011)

            A história tem início com alguns patrulheiros da Muralha saindo para fazer uma patrulha e se deparam com os Caminhantes Brancos (The White Walkers): espécie de mortos vivos de quem há muito não se ouvia falar em Westeros. Com medo, um dos patrulheiros foge e deserda a Patrulha da Noite, mesmo sabendo que a pena para deserção é a morte. Ao ser encontrado pelos cavaleiros do Lorde de Winterfell, Ned Stark, este não acredita na sua história e no motivo de sua deserção e por isso será decapitado como determinava a Lei de Westeros.

            Em seguida temos a cena da morte do principal conselheiro do Rei Robert Baratheon, Jon Arryn, chamado de a Mão do Rei. O Rei Robert sai então em busca de um substituto e chega a Winterfell para convidar Eddard Stark (Ned Stark) para ocupar o cargo.

            Depois de concordar em se tornar a Mão do Rei, Ned Stark deixa Winterfell com suas duas filhas Arya Stark e Sansa Stark, e se torna membro do Pequeno Conselho em Porto Real. Sua esposa Catelyn ficou para trás para cuidar de Bran, depois de um grave acidente que irá deixá-lo paraplégico. O filho bastardo de Ned, Jon Snow, se dirige para o norte para se juntar aos irmãos da Patrulha da Noite na grande Muralha (Castle Black) e tem, em sua companhia, o anão Tyrion, da casa dos Lannister. A Muralha é uma construção gigantesca de gelo feita com o objetivo de separar o mundo habitado dos humanos, dos povos selvagens e das perigosas criaturas do extremo norte chamadas de Os Caminhantes Brancos.

            Em Porto Real, Ned Stark irá descobrir segredos obscuros dos Lannisters – à qual a esposa do rei, Cersei, faz parte. Ned irá descobrir que Jon Arryn na realidade foi assassinado e morreu tentando expor tais segredos. Dentre estes segredos está a existência do filho bastardo do Rei Robert Baratheon.

            O Rei Robert Baratheon é morto em um acidente mas antes de seu falecimento pede para que Ned Stark escreva uma carta onde o nomeia para ocupar o posto de Regente dos Sete Reinos, até que o “filho” do rei, Joffrey, tenha idade para governar. Mas ao descobrir as intenções do falecido marido, a rainha Cersei rasga a carta e nomeia seu filho Joffrey como novo rei, o que será um fator complicador para Ned Stark que será preso, acusado de conspirar contra o rei e de traição, após descobrir a verdade sobre a morte de Jon Arryn e confrontar a rainha Cersei. Com seu pai preso em Porto Real, Robb Stark reúne todos os vassalos e marcha para o sul em direção à guerra.

            Do outro lado do oceano, o exilado Príncipe Viserys Targaryen cria uma aliança na esperança de reconquistar o Trono de Ferro. Em troca do exército do selvagem Khal Drogo, ele irá oferecer sua irmã, Daenerys Targaryen, em casamento.

            A primeira temporada ganha contornos finais com a trágica notícia da morte de Ned Stark.  Tyrion Lannister vai para o Sul depois de uma decisão surpreendente de seu pai, Tywin Lanniester, Lorde de Casterly Rock, Guardião do Oeste. Joffrey havia nomeado seu avô como o novo conselheiro – mão do Rei –, mas Tywin pede a Tyrion que assuma o lugar da mão do Rei na sua ausência, pois a guerra é iminente e ele não pode voltar para Porto Real, após Joffrey ter decapitado Ned Stark.  Jaime Lannister irá substituir Sir Barristan Selmy como Lorde Comandante da Guarda Real mas antes mesmo e assumir seu novo posto será capturado por Robb Stark, que é declarado Rei do Norte. Catelyn pressiona Jaime Lannister sobre a queda de seu filho Bran que o deixou paraplégico para descobrir a verdade. Arya Stark escapa de Porto Real com a ajuda do recrutador dos patrulheiros da Muralha. Jon Snow enfrenta a difícil escolha na Patrulha da Noite de desertar e ajudar seu irmão Robb ou permanecer em Castle Black.

            Daenerys Targaryen sofre um terrível revés porém encontra novas esperanças. Khal Drogo é ferido gravemente em uma luta e Daenerys Targaryen pede a uma feiticeira que salve o seu marido. A feiticeira fará uso de uma magia sangrenta sacrificando o cavalo de Drogo. O sacrifício salva Drogo apenas parcialmente, que passa a viver em estado vegetativo e morre logo em seguida. Desprotegida e ameaçada, Daenerys Targaryen queima a feiticeira na pira funerária do marido onde havia colocado também os três ovos de dragão que ganhara de presente no seu casamento. Suja de fuligem e nua em meios as cinzas, o surgimento de Daenerys Targaryen acompanhada de três pequenos filhotes de dragão (Drogon, Viserion, Rhaegal) marca o fim da primeira temporada.

 

2ª temporada (2012)

 

            A segunda temporada inicia com lutas de espada em homenagem ao Rei Joffrey e a chegada inesperada de Tyrion, agora mão do Rei, em King’s Landing, que se revelará um grande estrategista. Confrontado por Cersei em razão da decisão de seu pai, Tyrion afirma que foi estupidez matar Ned Stark, agora que Robb capturou Jaime. E não bastasse, deixaram escapar Arya Stark. Ao invés de três Starks, tinham agora apenas uma, Sansa Stark, para barganhar na guerra. Como mão do Rei, Tyrion irá simular um plano de casamento para a jovem princesa Myrcella e para cada um dos membros do Pequeno Conselho falará de um plano diferente, tudo isso para saber em quem pode ou não confiar.

            Robb Stark, o Rei no Norte, está em guerra contra os Lannister para vingar a morte de seu pai e tomou o irmão de Cersei, Jaime, como prisioneiro na batalha. Para isso busca alianças e percebe que precisa ganhar a fidelidade dos Nascidos do Ferro, que são ferozmente independentes, e envia seu melhor amigo e filho de Balon, Theon Greyjoy. Arya Stark foge para o Norte após a morte do pai e receberá uma promessa de Jaqen H’ghar, um dos três prisioneiros que ela salvou depois de uma emboscada e, surpreendentemente, após serem capturados, Arya Stark se tornará uma ajudante de Tywin Lannister, sem que ele se quer imagine quem ela é. Em Winterfell, Bran continua a ter sonhos estranhos com o corvo negro de três olhos. Os sonhos de Bran ficam mais intensos e vão além dos muros de Winterfell. Bran sonha com a queda de Winterfell e assim acontece. Depois que Tywin Lanniester sai para a guerra Jaqen H’ghar ajuda Arya Stark e seus amigos a fugirem. Arya Stark pede a Jaqen que a ensine a fazer as coisas que ele faz, mas para ser um “homem sem face” e servir ao Deus Vermelho terá que ir a Bravos. Jaqen dá uma moeda à Arya Stark, para que ela possa encontrá-lo quando resolver ir a Bravos: “valar morghulis”.

            Balon não irá aceitar o acordo de Robb Stark e Theon tem uma grande surpresa quando se dá conta de que sua irmã, Yara Greyjoy, é quem comanda o exército de seu pai. Ao contrário do acordo, Balon planeja atacar o Norte para conquistar novas terras que está desguarnecido com a ida de Robb Stark para a guerra. Theon viaja para a Costa Pedregosa para se provar para seu pai como um verdadeiro Homem de Ferro, mas ao invés disso viaja para Winterfell, onde trai a confiança dos Starks, toma a cidade e declara a si mesmo como Príncipe Geyjoy. Mas sua atitude não será vista com bons olhos pelo próprio pai, pois Winterfell fica muito longe do mar e os Homens de Ferro são conhecidos por sua astúcia no mar. Não há como proteger Winterfell. Sua irmã, Yara Greyjoy, veio dizer-lhe que deve voltar para casa, mas Theon prefere provar que pode controlar Winterfell mesmo com poucos homens. Theon perde o domínio sobre Winterfell.

            Na ilha de Pedra do Dragão, Stannis Baratheon planeja uma invasão para conquistar o trono de seu falecido irmão, se aliando com Melisandre, uma misteriosa sacerdotisa que reverencia o deus “Senhor da Luz” e irá atacar Porto Real e enfrentar os Lannister. Após um misterioso ritual em meio a várias fogueiras em chama e com uma espada cravada em uma delas, Melisandre evoca o “Senhor da Luz” e anuncia a profecia de que um guerreiro vai extrair uma espada do fogo: a espada portadora de luz [Lightbringer] e Stannis é evocado como o Guerreiro da Luz. Mas nem esse ritual será suficiente para dar o Trono de Ferro a Stannis.  Stannis envia mensagens para toda Westeros revelando o segredo de Cersei e Jaime Lannister e que por isso reivindica o Trono de Ferro para si. Mas a Batalha de Porto Real – conhecido como A Batalha da Baía Blackwater –, chegará ao fim com a vitória dos Lannisters depois de uma astuta estratégia de Tyrion Lannister ao usar fogovivo – uma substância explosiva produzida pelos mestres alquimistas –, e com a ajuda de seu pai Tywin e da Casa Tyrell. Tyrion será gravemente ferido e nenhum reconhecimento lhe será dado pela vitória na batalha. Seu pai assume o posto de mão do Rei, Peter Baelish é declarado Lorde de Harenhall, por sua estratégia em unir a Casa Tyrell e os Lannisters. Sir Loras Tyrell pede que essa união seja selada com o casamento entre Joffrey e sua irmã Margaery Tyrell. Joffrey se “liberta” dos votos de casamento com Sansa para selar esta união.

            Daenerys Targaryen caminha pelo deserto com seus três pequenos dragões e seu pequeno e exausto khalasar – muitos fugiram com a invalidez e a morte de Khal Drogo. Além de guerreira, começa a demonstrar também sagacidade política com o claro objetivo de conquistar o Trono de Ferro. Viaja pelo Deserto Vermelho à procura de aliados. Chegam em Qarth, uma próspera cidade com fortes muralhas, governada pelos “Treze”, onde pretende conseguir apoio para chegar a Westeros, mas não obterá nenhuma aliança, ao contrário, receberá um convite para entrar na Casa dos Imortais e será envolvida em uma trama e, por muito pouco, não lhe custará a vida e de seus três pequenos dragões.

            Em Castle Black, Jon Snow começa a se destacar como patrulheiro e a Patrulha da Noite deve se proteger dos perigosos selvagens. Snow viaja para além da Muralha com outros patrulheiros para o Punho dos Primeiros Homens, uma antiga fortaleza onde eles esperam conter o avanço do exército selvagem. Nessa viagem Jon irá se perder e encontrar os povos selvagens, depois de tomar como prisioneira a jovem selvagem Ygritte e conhecerá Mance Rayder, o “Rei Além da Muralha”. Os patrulheiros irão encontrar “obsidianas” – punhais feitos de vidro de Dragão”.

            A segunda temporada termina com o domínio de Daenerys Targaryen sobre Qarth, depois de ter quase sido prisioneira com seus dragões, onde ela toma todo ouro para ajudar a construir seu exército. Os patrulheiros da noite Grenn, Edd e Sam encontram os White Walkers.

 

A Política e suas Interfaces → Arte e PolíticaCinema e PolíticaGame of Thrones → Resumo da 1ª e 2ª Temporada