Resumo da 5ª e 6ª Temporada

14/03/2018 10:24

5ª temporada (2015)

            A quinta temporada inicia com Cersei relembrando de sua infância e tendo revelações sobre o seu futuro diante de uma bruxa, a caminho do funeral de seu pai. Os Lannister se ajustam a um mundo sem o pai, Tywin. O Rei Tommen se casa com Margaery. Em Porto Real, a Fé Militante dos Pardais está ficando cada vez mais agressiva, prende Sir Loras Tyrell e destrói o bordel de Lorde Baelish. A situação fica ainda mais tensa com a prisão da rainha Margaery por perjúrio diante dos deuses. Cersei tenta tirar proveito da situação mas as coisas não sairão como esperado e ela terá que lutar pela sua liberdade e será confrontada pelo Alto Pardal. Cersei se confessa diante do Alto Pardal e pede misericórdia, mas terá que expiar pelos seus pecados andando despida pelas ruas de King’s Landing, aos gritos de “Vergonha! Vergonha!” pela Septa Unella. Ajudado por Lorde Varys, Tyrion segue em direção à Meereen.

            Jon Snow vive um dilema entre a Patrulha da Noite e as demandas de Stannis Baratheon, que se auto-intitula o legítimo rei de Westeros e faz uma oferta generosa a Jon Snow, ao mesmo tempo em que a Patrulha da Noite precisa escolher um novo Lorde Comandante. Jon Snow é nomeado Lorde Comandante da Guarda da Noite e começa suas primeiras ordens com firmeza. Tem início sua trajetória rumo às terras selvagens em busca do povo livre, junto com o selvagem Tormund, para convencê-los da necessidade de se unirem diante da guerra que se aproxima, com a promessa de que eles poderão atravessar a Muralha. Os White Walkers atacam os Povos Livres em Durolar quando Jon Snow tenta estabelecer uma aliança e este mata um Vagante Branco com sua espada de aço valiriano. Mestre Aemon morre e Jon Snow tem cada vez menos aliados. Quando retorna à muralha terá muitos olhares de desaprovação e será desafiado pelos guardas da Patrulha da Noite que não concordam com suas decisões recentes. Os Povos Livres atravessam a Muralha. Sam é enviado a Cidadela para se tornar um Mestre.

            Stannis permanece obstinado rumo a Winterfell, mas a situação de seu exército fica cada vez pior diante do inverno que se aproxima e por isso a sacerdotisa Melisandre oferece um novo sacrifício ao “Senhor da Luz”: o da princesa Shireen, filha de Stannis. Com a perda da filha por causa do sacrifício, Selyse se suicida. Mesmo assim, o exército de Stannis é massacrado antes mesmo de fazer um cerco em Winterfell.

            Lorde Baelish leva Sansa Stark para Winterfell, no caminho encontram Brienne de Tarth que oferece ajuda, proteção e lealdade a Sansa Stark, para cumprir a promessa que fez à sua mãe Catelyn Stark, mas Sansa Stark rejeita. Sansa Stark será oferecida em casamento a Ramsay Bolton a contragosto, mas Peter Baelish a convence com o argumento de que ela deve se vingar. Depois do casamento, Sansa Stark vira prisioneira de Ramsay e, desesperada, pede ajuda de Theon para fugir.

            Arya Stark chega a Braavos e inicia sua busca a Jaqen H’ghar que conheceu em Westeros e descobre que ele faz parte da Casa de Preto e Branco. Lá inicia seu treinamento aprendendo a usar uma nova identidade. Arya Stark encontra em Braavos o primeiro de sua lista, Sir Meryn Trant. Usando uma das máscaras do Deus de Muitas Caras, Arya Stark fura os olhos e degola Meryn Trant, mas não sem antes revelar sua identidade e lembrá-lo de que está morrendo por ter matado seu professor espadachim, Syrio Forel. Por ter usado uma das máscaras do Deus de Muitas Caras sem permissão, Arya Stark perde a visão.

            Em Meereen, Daenerys Targaryen precisa agir com autoridade e tomar decisões difíceis para tentar unificar seu reinado, inclusive casar-se com um dos Mestres de Meereen. Enfrenta dificuldades para governar e precisa lidar com o dilema de seguir a lei, a tradição, ser justa ou compassiva, além de enfrentar os interesses opostos entre os escravos libertos e os mestres. Os Filhos da Harpia atacam os Imaculados e pretendem iniciar uma rebelião. Ferem gravemente Verme Cinzento e matam Sir Barristan Selmy. Tyrion terá seu primeiro encontro com a mãe de dragões e se tornará seu conselheiro. Os Filhos da Harpia tentam matar a rainha Daenerys Targaryen durante a realização das Lutas na Arena mas ela será salva por Sir Jorah, Daario e Drogon, o dragão. Montada em Drogon, Daenerys Targaryen sai voando da Arena. Ferido, Drogon não consegue levar de volta Daenerys Targaryen para Meereen que, andando sozinha pelo vale, será aprisionada pela tribo dos Dothrakis. Sir Jorah e Daario saem em busca de sua rainha enquanto Verme Cinzento, Missandei e Tyrion permanecem em Meereen para governar a cidade.

            A quinta temporada encerra com Cersei retornando a Fortaleza Vermelha, depois de sua longa caminhada de expiação pelas ruas de King’s Landing, onde é amparada pelo ex-Mestre Qyburn que lhe apresenta o mais “novo” membro da guarda real, Gregor Clegane, o Montanha. Na Patrulha da Noite, Jon é esfaqueado e morre, vítima de uma emboscada dos patrulheiros que não aceitam sua decisão de ajudar os Povos Livres a atravessar a Muralha.

 

6ª temporada (2016)

            A sexta temporada inicia com Sir Davos encontrando Jon Snow estirado na neve, morto. Os patrulheiros se reúnem para decidir o futuro da Patrulha da Noite. Aqueles que são leais a Jon Snow protegem seu corpo com a ajuda de Sir Davos e seu logo, Fantasma. Sir Davos convence Melisandre a fazer um ritual para ressuscitar Jon Snow. Ressuscitado, Jon Snow executa os traidores e deixa a Patrulha da Noite. Antes de ir para a Cidadela, Sam vai para Horn Hill onde mora seu pai e pretende deixar Gilly e seu filho, o pequeno Sam.

            Sansa Stark está em fuga com Theon e recebe ajuda de Brienne de Tarth que, mais uma vez lhe oferece proteção. Desta vez Sansa Stark aceita. Acompanhada de Brienne de Tarth, Sansa chega em Castle Black e encontra Jon Snow. Sansa Stark Propõe a Jon Snow ir para Winterfell, mas para isso terão que montar um exército. Jon Snow sai em busca de um exército e de apoio das Casas do Norte que ainda são leiais aos Starks. Procura aliados na Ilha dos Ursos com a pequena Lady Liana Mormont. Os Povos Livres se unem a Jon Snow na luta contra Ramsay Bolton

            Arya Stark está cega e passa um tempo vivendo como pedinte nas ruas de Braavos. Mesmo cega Arya Stark deve aprender a lutar. Arya Stark finalmente se torna ninguém e recupera a visão e recebe a primeira tarefa: deve matar a atriz Lady Crane. Todavia, não consegue completar sua tarefa, abandona a Casa de Preto e Branco e será perseguida por uma das aprendizes dos Homens sem Rosto.

            Bran continua seu aprendizado com o corvo de três olhos e começa a ter visões sobre seu pai e sua tia. Bran descobre como surgiram os Caminhantes Brancos e tem que encerrar o seu treinamento antes do esperado. Encontra seu tio Benje que o salva dos White Walkers. Rickon Stark é feito prisioneiro de Ramsay Bolton.

            Os Lannisters estão em número cada vez mais reduzido. Joffrey, Tywin e Myrcella estão mortos. Cersei e Jaime se veem cada vez mais sozinhos. O jovem Tommen demonstra a fragilidade de um rei ao tentar enfrentar o Alto Pardal e ser facilmente manipulado. Cersei planeja pôr um fim na Fé Militante e no Alto Pardal. Jaime, apoiado pelo exército dos Tyrell, enfrenta o Alto Pardal e impede a caminhada da redenção da rainha Margaery mas não contava com a artimanha do Alto Pardal: o Rei Tommen aparece, claramente manipulado pelo Alto Pardal e anuncia a união entre a Fé e a Coroa. Jaime é excluído da Guarda Real pelo Rei Tommen, por ter afrontado o Alto Pardal, e enviado para Riverrun para Tomar o castelo que está sob o domínio de Black Fish (Peixe Negro).

            Em Dorne, o príncipe Doran é traído por sua cunhada, a mesma que envenenou Myrcella e deseja vingança contra os Lannisters. Depois de quase morrer, Sandor Clegane encontra a Irmandade dos sem Estandartes e se junta a eles.

            Ramsay Bolton mata o próprio pai e logo em seguida seu irmão que acaba de nascer, com medo de perder os privilégios como herdeiro da Casa Bolton. Ramsay envia uma carta a Jon Snow chamando de bastardo, traidor e desafiando-o a ir à Winterfell. Peter Baelish retorna ao Vale. Theon volta para casa nas Ilhas de Ferro. Euron Greyjoy é coroado rei das Ilhas de Ferro. Yara Greyjoy e Theon fogem para sobreviver.

            Em Meereen, Tyrion e Lorde Varys se esforçam para controlar a cidade. Na ausência de Daenerys Targaryen tentam negociar a paz com os Mestres. Sir Jorah e Daario estão à procura de sua rainha. Daenerys Targaryen é levada por Khal Moro a Vaes Dothrak e, pela tradição, deve se tornar uma dosh khaleen (viúva de um khal). Daenerys Targaryen, a Não Queimada, enfrenta os khals na tenda das dosh khaleens. Depois de um tempo de trégua aparente, os Mestres atacam Meereen. Daenerys Targaryen retorna com seu novo khalasar para assumir o comando da cidade.

A Política e suas Interfaces → Arte e PolíticaCinema e PolíticaGame of Thrones → Resumo da 5ª e 6ª Temporada