RIME – Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade

11/06/2018 04:30

por Alexsandro M. Medeiros

lattes.cnpq.br/6947356140810110

postado em jun. 2018

            O RIME é uma intervenção terapêutica desenvolvida por Ana Catarina Elias (2001, 2003, 2006) em 1998 “[...] quando Elias começou a trabalhar com crianças e adolescentes com câncer em fase terminal e observou sofrimento psicológico e espiritual importante nesses doentes” (ELIAS, et. al., 2007, p. 62) e a partir do conhecimento sobre EQM (Experiências de Quase Morte), onde pacientes haviam relatado experiências positivas, embora dados como clinicamente mortos, Ana Catarina Elias “[...] teve o insight de induzir a visualização dos elementos descritos por esses doentes que vivenciaram EQM a crianças e adolescentes que se encontravam na fase fora de possibilidades de cura, começando a delinear a intervenção RIME” (ib., ibidem, p. 62).

            A partir da intervenção terapêutica através do Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade, Ana Catarina Elias percebeu que era possível ressignificar a dor dos pacientes com câncer, proporcionando uma relativa melhora na qualidade de vida.

Em resumo, a intervenção RIME consiste na integração das técnicas de relaxamento mental e visualização de imagens mentais com os elementos que representam a questão da espiritualidade, com base nos relatos de EQM. A espiritualidade é compreendida como a relação do indivíduo com uma área mais transcendental de sua psique e as mudanças que resultam dessa meditação (Jung, 1986) e a vivência do amor incondicional (ELIAS et. al., 2007, p. 62).

            Utilizando técnicas de relaxamento mental e visualização de imagens mentais, com os elementos que descrevem a natureza da espiritualidade Ana Catarina Elias (2003) acredita poder ressignificar a dor da morte de pacientes terminais com câncer, a partir das experiências realizadas com quatro crianças e três adolescentes diagnosticados com câncer e sem possibilidade de cura. A ideia é ao proporcionar um maior contato com a realidade subjetiva interna do paciente, seja possível favorecer mudanças de atitudes, ideias e pensamentos, frente às experiências diante da possibilidade de morte eminente. Os elementos que descrevem a natureza da espiritualidade foram obtidos a partir do relato de pacientes que passaram por EQM, cujos relatos apresentam elementos significativos para ressignificar a dor simbólica da morte. “Objetivamos, com essa intervenção psicoterapêutica, desfocar o pensamento do paciente dos medos, das angústias e das culpas específicas à situação da morte e do morrer e focá–lo em estados mentais de serenidade, tranqüilidade, beleza e paz” (2003, p. 93).

            Entre as técnicas utilizadas relatadas pela pesquisadora estão: a utilização de música e orientação de visualização com paisagens tranquilas, bonitas, positivas, como é o caso do adolescente R.A.G. que “[...] nos trabalhos de visualização, gostava de imaginar-se na praia empinando uma pipa [...]” (id., ibidem, p. 95) e no caso das crianças, histórias infantis com imagens coloridas e belas, desenhos, pinturas, e até mesmo jogos, acompanhados de músicas infantis suaves.

 

Referências Bibliográficas

ELIAS, Ana Catarina A. Programa de treinamento sobre a intervenção terapêutica “relaxamento, imagens mentais e espiritualidade” (RIME) para re-significar a dor espiritual de pacientes terminais. Revista Psicologia Clínica, vol. 34, supl. 1, p. 60-72, 2007. Acessado em 18/01/2016.

____. Relaxamento mental, imagens mentais e espiritualidade na re–significação da dor simbólica da morte de pacientes terminais. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas). Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2001. Acessado em 18/01/2016.

____. Re-significação da dor simbólica da morte: relaxamento mental, imagens mentais e espiritualidade. Psicologia Ciência e Profissão,vol.  23, n. 1, p. 92-97, 2003. Acessado em 18/01/2016.

____. Relaxamento, imagens mentais e espiritualidade para o alívio da dor simbólica da morte. In: PIMENTA, C.A.M.; MOTA, D.D.C.F.; CRUZ, D.A.L.M. Dor e cuidados paliativos: enfermagem, medicina e psicologia. Barueri: Manole, pp. 333-346, 2006.

 

Espiritualidade e SaúdeYoga e Saúde → Meditação → RIME – Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade