O Site

 

        A iniciativa de produzir este site se deu a partir da realização de um projeto de extensão intitulado  Cidadania Participativa . Com este projeto, procuramos acompanhar e divulgar as atividades parlamentares dos vereadores da Câmara Municipal de Parintins (CMP), cidade do interior do Estado do Amazonas, distante 369Km da capital Manaus. Acompanhamos a elaboração de projetos de leis, requerimentos, proposituras, audiências públicas e as atividades das comissões parlamentares.

        Na sequência deste projeto, realizamos um segundo, intitulado Ciberdemocracia. Utilizando as novas tecnologias de comunicação e informação para acompanhar as atividades do poder legislativo, não apenas da CMP, mas também as atividades do Congresso Nacional, com ênfase na bancada amazonense. Outros projetos se seguiram em sequência, culminando, inclusive, com o nosso projeto de doutoramento (veja mais na seção: Pesquisa e Extensão). Durante o período  2015-2018 tivemos que dar uma pausa na elaboração de projetos, para nos concentrar exclusivamente no projeto de doutorado. Mas após esse período, com certeza outros projetos virão.

        A internet tem se mostrado uma ferramenta importante no processo de construção de uma sociedade mais democrática, dando uma nova configuração aos espaços públicos de discussão e elaboração de leis, reinventando o fazer democrático.

        Com o tempo, percebemos que o site poderia ser utilizado também como uma ferramenta pedagógica. Aproveitamos o espaço existente neste site para disponibilizar materiais didáticos utilizados em sala de aula, para disciplinas como Introdução a Filosofia, Filosofia Política, Ciência Política, Filosofia da Educação, entre outras. E desde setembro de 2016 que o site disponibiliza, além de textos e artigos, apresentação de slides com o material didático de aulas, palestras e comunicações em eventos.

        Desta forma, este site tem sido uma ferramenta pedagógica importante de ensino, pesquisa e extensão (o tripé fundamental do ensino universitário), além de manter o propósito inicial de divulgar informações sobre atividades políticas nas mais diferentes esferas de poder, procurando contribuir de forma significativa com o processo de formação de um “novo” cidadão para o século XXI, consciente de sua realidade sócio-histórica, partícipe deste processo.

 

Agradecimentos

  • Fica aqui nossos agradecimentos ao então Excelentíssimo Vereador Presidente da Câmara Municipal de Parintins (na legislatura 2009-2012), Juscelino Melo Manso, que tornou possível a viabilização do primeiro projeto (Cidadania Participativa, realizado no primeiro semestre de 2011). Sem esta visão de mundo, que preza pela transparência e pela participação popular nos trabalhos legislativos, este projeto não teria sido realizado.
  • Agradecemos também ao amigo Alexis Guerra (jornalista, Mestre em Ciência Política), por sua valiosa contribuição e disposição para nos ajudar a traduzir o site para o espanhol e assim podermos alcançar um público ainda mais amplo.

 

CONTACTE-NOS

Prof. Alexsandro Medeiros

Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Campus de Parintins

Estrada Parintins/Macurany, 1805, Jacareacanga, Parintins-AM

lattes.cnpq.br/6947356140810110

email: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Comente o nosso website

Estatutos do Homem

Vera Lúcia Torres 01/10/2021
Gostaria de saber se autorizam utilizar parte do vídeo onde está declamado o poema de Thiago de Mello no Projeto Litúrgico da Classe Santuário da Igreja Batista Nazareth?
71999877909

Re:Estatutos do Homem

Sadedoria Política 01/10/2021
Olá Vera Lúcia
Autorizamos sim, a utilização do vídeo com o poema de Thiago de Mello (no todo ou em parte).
É uma satisfação saber que nosso conteúdo pode contribuir com o seu Projeto.
Att.,
Alexsandro Medeiros

Referencias

Camila P. 28/09/2021
Amei o site.
Gostaria de usar o texto "O sócio interacionismo de Lev Vygotsky", pode me dizer como referencia-lo?
Muito obrigada.

Re:Referencias

Sadedoria Política 28/09/2021
Olá, Camila
Eis nossa sugestão de referência:
MEDEIROS, Alexsandro M. O sócio interacionismo de Lev Vygotsky [on line]. Sabedoria Política. Disponível em: <link>. Acesso em:

link quebrado

Charles Santos Batista 27/09/2021
Prezado, o link para a referência seguinte está quebrado.

GUTIÉRREZ, Jorge Luis. A controvérsia de Valladolid (1550): Aristóteles, os índios e a guerra justa. Revista USP, São Paulo, n. 101, p. 223-235, março/abril/maio, 2014. Acesso em: 05 fev. 2020.

Re:link quebrado

Sadedoria Política 27/09/2021
Prezado Charles Batista
Agradecemos por nos informar sobre o link quebrado. Já corrigimos com o link correto.

Goiânia 17/04/2021

Waldemir Rodrigues 17/04/2021
Excelente site.

Referências

Fernando 06/04/2021
Prezado prof; agradeço a disponibilidade dos conteúdos no site. Gostaria de citá-lo em um projeto de pesquisa, contudo não há (ou pelo menos eu não achei) data de publicação do texto "Educação e Política". o sr poderia me informar? Grato.

Re:Referências

Sadedoria Política 06/04/2021
Olá Fernando
Já atualizamos a página e colocamos a data de publicação que é 2015.

Saudações cordiais

Re:Re:Referências

Fernando 12/04/2021
Obrigado!
Itens: 1 - 10 de 144
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário

Acesse o nosso canal no YouTube

(clique no botão abaixo)

Assista ao vídeo onde explicamos em detalhes qual é o objetivo e o propósito do nosso canal

-------------------------------------------

Você pode colaborar com o nosso site. Acesse o link Colaborar para enviar o seu texto para publicação.
Após a análise do texto, entraremos em contato para confirmar a publicação no website.