A FEB, O NOVO TESTAMENTO E O ESPIRITISMO

16/08/2023 18:46

            Ao tratar do objetivo d’O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec informa, logo na primeira frase da sua introdução, que o conteúdo do Evangelho (O Evangelho é um só, os evangelistas é que são quatro.) pode ser classificado em cinco tipos temáticos: “os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que serviram de base para o estabelecimento dos dogmas da Igreja; e o ensino moral”. Em seguida, informa que, se os quatro primeiros tipos vêm causando “controvérsias”, o ensino moral jamais foi atacado pelos religiosos.

            É por isso que Kardec, com a colaboração de médiuns designados pela Espiritualidade Superior, escolheu  a  parte  incontroversa do Evangelho contida no Novo Testamento para nos trazer, n’O Evangelho Segundo o Espiritismo, o aspecto moral. Esta é aquela parte sobre a qual todos os cristãos concordam e, por isso mesmo, não suscita polêmicas: a moral evangélica vivenciada por Jesus.

            Em vista do que foi dito, pode-se deduzir que é perda de tempo conhecer o conteúdo dos outros quatro tipos temáticos do Evangelho de Jesus? De forma nenhuma. Neles encontramos, sem sujeição a dogmas, mas sob livre exame, desde que não deturpemos suas palavras, todos os acontecimentos extraordinários que os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João relataram sobre a Boa-Nova trazida pelo Cristo e anunciada por Isaías e outros profetas.

            É esse o objetivo principal do estudo do Evangelho, no Novo Testamento, à luz do Espiritismo, realizado pela Federação Espírita Brasileira, em palestras públicas das terças-feiras, em Brasília, agora ocorridos às 19h30, de modo presencial e também virtual.

            Os evangelistas citados trazem-nos rico material para nossa análise e reflexão, que devem ser enriquecidos com as obras básicas publicadas por Allan Kardec e outras obras, sem dogmatismo espírita, que não deve existir em nosso meio, o qual deve pautar-se por estas palavras de Jesus, registradas por João, no capítulo 13, versículo 35 do seu evangelho: “Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros”.

            Sugiro que não somente o Evangelho segundo Mateus, Marcos, Lucas e João do Novo Testamento seja abordado nesses estudos, como também, para sua leitura preparatória, uma coleção de sete volumes baseada nos comentários de cada versículo do Novo Testamento pelo Espírito Emmanuel, o inesquecível guia espiritual de Chico Xavier. Coordenou esse trabalho monumental o dedicado espírita Saulo César Ribeiro da Silva. O título da coleção é O Evangelho por Emmanuel.

            O primeiro volume da coleção tem por subtítulo comentários ao evangelho segundo Mateus; o subtítulo do segundo volume é comentários ao evangelho segundo Marcos; o do terceiro volume é comentários ao evangelho segundo Lucas; o do quarto volume é comentários ao evangelho segundo João. O quinto volume comenta os Atos dos Apóstolos; o sexto volume trata das Cartas de Paulo; e o sétimo volume é de comentários às cartas universais e ao apocalipse. Com isso, em vez de se propor, nesse dia, o estudo dos quatro evangelhos, nossa ideia é mudar o tema para: Estudo do Novo Testamento à luz do Espiritismo. O Evangelho é um só, os evangelistas é que são quatro. Mas a obra completa de Jesus está expressa no Novo Testamento. Por esse motivo é que a FEB publicou a coleção O Evangelho por Emmanuel.

            Esse é um tesouro que, além de servir à nossa própria transformação moral, recomendamos a você, alma amiga, e a todos os seus amigos e amigas. Ousamos sugerir, mesmo, até para quem não simpatiza conosco, a leitura diária de todos os versículos contidos no Novo Testamento seguida dos comentários de Emmanuel, aliada ao exercício cotidiano do seu conteúdo. Por certo, isso fará de todos nós verdadeiros irmãos e irmãs em Jesus Cristo.

            Com o tempo, esses estudos, associados à nossa frequência à casa espírita, despertarão em nós a vontade de servir à causa espírita. Por esse motivo, é fundamental que retornemos ao contato das reuniões, se não na FEB, no grupo espírita mais próximo, por mais humilde que seja, haja vista que é na convivência com outrem que melhor aferimos o que precisamos fazer para exercitar o conhecimento, o perdão, a tolerância e o amor conforme Jesus sempre nos incentivou.

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → A FEB, O NOVO TESTAMENTO E O ESPIRITISMO

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com