À Luz da Fé

21/06/2023 19:49

            Alma amiga, hoje retomamos um tema que sempre me atraiu: Fé e vida, o mesmo de obra inédita de Chico Xavier, publicado recentemente pela Federação Espírita Brasileira.

            O que é a fé? Na visão das religiões, é a crença em dogmas e “artigos de fé”. Ela pode ser cega ou raciocinada, segundo o entendimento espírita.

            A fé cega, diz Allan Kardec, “produz o fanatismo”. Mas “não basta ver”, explica ele, “é preciso, sobretudo, compreender”. Por fim, o codificador da Doutrina Espírita afirma que “Fé inabalável é somente a que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”.

            Segundo um espírito protetor, no capítulo 19 d’O Evangelho segundo o Espiritismo, a fé é humana e é divina. Somos movidos pela vontade. O que faz a diferença, em nossa vida, é o querer. Por isso diz o provérbio: “querer é poder”, ou seja, precisamos nos manter sempre motivados, pois quando se perde a motivação, pouco a pouco vamos perdendo tudo, até mesmo a vontade de viver. Nesse tempo, a fé já não está conosco.

            Negar a vida, porém, é simples perda de tempo, pois viveremos eternamente, e a evolução é nosso destino. A vida é dom divino que não exclui nenhum filho de Deus, que todos nós o somos, creiamos ou não nisso.

            Esta é a fé humana: a confiança em si mesmo... Como disse o espírito supracitado: “O Cristo, que operou milagres materiais, mostrou, por esses milagres mesmos, o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação”.

            Se o homem se esforça na conquista de um objetivo, e sente em si mesmo que possui as forças necessárias para alcançá-lo, isso o torna confiante na vitória. Assim também ocorre com quem possui fé na vida post mortem e resolve dedicar sua existência corporal ao bem. Essa fé divina permite a quem a possui realizar prodígios de devotamento e de abnegação ao próximo, o que caracteriza o verdadeiro entendimento do que seja a caridade, ou amor em ação.

            O espírito Emmanuel demonstra o poder da fé e do amor humanos quando diz: “Compreendendo-se que a Justiça divina ignora privilégios, todos aqueles que se decidem a servir são escolhidos por efeito da própria escolha” (in: Fé e vida, cap. 3).

            Como acabas de ler, alma amiga, Deus não privilegia quem diz ter a fé religiosa e, sim, aquele em quem a fé se expressa em obras. A diferença está apenas na vontade. Se esta é a de César, permanecerá com ele, na Terra; se é a de Deus, realizará prodígios não só na Terra como também no Céu, onde as “almas eleitas” se encontram e usufruem da felicidade dos justos.       

            Eis o que diz o espírito Maria Dolores sobre a fé, na obra cujo título é seu nome, psicografada por Chico Xavier: Palavras da fé

 

Nunca te dês por inútil,

Mesmo em ação de alto nível,

Não afirmes: “impossível”,

Nem te digas sem valor,

Deus em ti é a própria vida,

Mantendo-te, instante a instante,

Em doação incessante,

Por fonte viva de amor.

 

Não és um astro, no entanto,

Tens a força estranha e bela

De acender a luz da vela,

Dissipando a escuridão.

Não inventaste a semente,

Nem a romã cetinosa,

Não sabes tecer a rosa,

Mas podes assar o pão.

 

Não fulguras qual brilhante

Nem tens a força do vento

Em redemoinho violento,

Quando ruge a destruir;

Mas tens o conhecimento

De quem guia a natureza,

Exterminando a tristeza,

No dom de fazer sorrir.

 

Não esmoreças no mundo,

Trabalha, ajuda, esclarece,

Tens o verbo, a voz, a prece,

São sem conta os dotes teus;

Ampara, acalma e perdoa,

Qualquer migalha do bem

Na Terra e no Mais Além,

É benção do amor de Deus.

 

            Vem, pois, comigo à luz da fé em nossa vida imortal, alma irmã!


 

 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → À Luz da Fé

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

 

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com