Conceitos espíritas sobre religião e termos religiosos

25/10/2023 19:36

        Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas correntes no meio espírita. Primeira delas: O Espiritismo é religião?

        Responde-nos o Espírito Bernardin, na Revista Espírita de junho de 1862 sob o título Ensinos e Dissertações Espíritas:

        “— Meus amigos, falamos do Espiritismo do ponto de vista religioso; agora que está bem estabelecido que ele não é uma religião nova, mas a consagração dessa religião universal cujas bases lançou o Cristo, e que hoje vem levar ao coroamento, vamos encarar o Espiritismo do ponto de vista moral e filosófico.”

        Acrescento o que diz o Espírito Emmanuel sobre o assunto no item 4.5 Religião e religiões, da obra intitulada Emmanuel psicografada por Chico Xavier: “A Religião é o sentimento divino que prende o homem ao Criador. As religiões são organizações dos homens, falíveis e imperfeitas como eles próprios [...]. Muitas delas, porém, estão desviadas do bom caminho pelo interesse criminoso e pela ambição lamentável dos seus expositores; mas a verdade um dia brilhará para todos, sem necessitar da cooperação de nenhum homem”.

        Também na conclusão d’O Livro dos Espíritos, esclarece-nos Allan Kardec: “[...] O Espiritismo é forte porque ele se apoia sobre as próprias bases da Religião”.

        Sim, da Religião, que é “[...] o sentimento divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. [...] a Religião edifica e ilumina os sentimentos [...]”. Esclarece, ainda, o iluminado Espírito Emmanuel na questão 260 da obra O Consolador, também psicografada por Chico Xavier.

        Prosseguimos com entendimentos espíritas que o Espírito André Luiz nos oferece sobre conceitos religiosos, como podemos ler em O Espírito da Verdade, obra psicografada pelo médium mineiro citado acima e Waldo Vieira, sendo este último responsável pela psicografia do capítulo intitulado A Rigor, do qual parafraseamos o seguinte:

 

Espírito Santo — legião dos enviados divinos que se manifesta na coordenação das manifestações humanas nos mundos físico e espiritual.

Reino de Deus — estado sublimado do espírito purificado após inúmeras reencarnações.

Céus — dimensões santas nas quais habitam os espíritos superiores que trazem consigo a paz e a felicidade.

Milagres — fatos naturais ainda desconhecidos pela alma humana, mas que a ciência, gradativamente, irá desvendando.

Sobrenaturais — fenômenos inabituais ainda pouco conhecidos, mas que fazem parte da natureza.

Santo — o ser humano que, na aparência, cumpriu com êxito sua missão sem faltar com o dever.

Tentação — luta contra o domínio dos vícios insuperados pelas próprias criaturas.

Juízo final — colheita das plantações semeadas nos dois planos de existência: físico e espiritual.

Salvação — superação, pela prática da caridade, de tudo que nos impeça a felicidade e nos eleve espiritualmente.

 

        Por fim, voltando a Allan Kardec, citamos seu conceito sobre o que é  Religião e Religião espírita, em seu discurso de reunião pública, em 1.º de novembro de 1868:

 

Religião — “[...] em sua acepção larga e verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunhão de sentimentos, de princípios e de crenças [...] é a abnegação dos interesses pessoais a verdadeira pedra de toque da fé sincera.”

 

Religião espírita — “No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião,

e nós nos vangloriamos disso, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da natureza.”

        Paz e luz!

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → Conceitos espíritas sobre religião e termos religiosos

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com