Deus, Jesus Cristo e Espírito Santo

03/01/2024 19:25

    A Igreja Católica, desde o Concílio de Niceia, instituiu a santíssima trindade em 325 da Era Cristã: Deus, Jesus e Espírito Santo. Segundo o Vaticano (www.vatican.va)[2], em A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ, no item 253, “A trindade é una. Nós não conhecemos três deuses, mas um só Deus em três pessoas. [...] cada uma dessas pessoas é ‘Deus por inteiro”.

    No item 254, somos informados de que “As pessoas divinas são distintas entre si [...]: ‘O Pai gera, o Filho é gerado, o Espírito Santo procede [...]. A unidade divina é trina”. E, no item 255, para concluir nosso entendimento, temos a seguinte informação: “Por causa desta unidade, o Pai está todo no Filho e todo no Espírito Santo; o Filho está todo no Pai e todo no Espírito Santo; o Espírito Santo está todo no Pai e todo no Filho”.

    Essa ideia é resumida por São Gregório de Nazianzo, também chamado o Teólogo: “[...] É de três infinitos a infinita conaturalidade. Deus integralmente, cada um considerado em Si mesmo [...] Deus, os Três considerados juntamente [...]”. Esse raciocínio é baseado em que Deus, Jesus e Espírito Santo são eternos, desde os primórdios da criação.

    As conclusões dessas ideias encontramos nos itens 259: “[...] Por isso, toda vida cristã é comunhão com cada uma das pessoas divinas, sem de modo algum as separar. Todo aquele que dá glória ao Pai, fá-lo pelo Filho no Espírito Santo; todo aquele que segue Cristo, fá-lo porque o Pai o atrai e o Espírito o move”; e 260: “O fim último de toda a economia divina é o acesso das criaturas à unidade perfeita da bem-aventurada Trindade. Mas já desde agora nós somos chamados a ser habitados pela Santíssima Trindade: “Quem me tem amor, diz o Senhor, porá em prática as minhas palavras. Meu Pai amá-lo-á; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada (Jo 14, 23)”. 

    Interessante é que a conclusão dessa “Profissão da fé cristã” cita apenas o Filho e o Pai, mas somos informados de que para nosso acesso “à unidade perfeita da bem-aventurada Trindade” basta que amemos a Jesus Cristo.

    A Doutrina Espírita, baseada nos esclarecimentos dos Espíritos elevados, sob a coordenação e supervisão de Jesus, informa-nos que o Espírito Santo é a manifestação dos espíritos santificados, segundo o Espírito Emmanuel[3], que colaboram com o Cristo na direção da Terra.

    Sem a ideia de separação e união trina eternas, como informa o texto do Vaticano, o Espiritismo diferencia Deus de Jesus em duas questões d’O Livro dos Espíritos: “Que é Deus?” Resposta: “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas”(1.ª questão) e “Qual é o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e de modelo?”  Resposta: “Jesus” (questão 625).

    Acabando de vez com a ideia de que é “filho único” de Deus, a não ser em perfeição relativamente a nós, disse Jesus a Madalena, quando lhe apareceu na sua visão junto a seu sepulcro: “[...] vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (João, 20:17).  

    Fica claro assim que Deus é único e não se confunde com suas criaturas, mesmo as mais perfeitas que existam na Terra e em todos os mundos do universo. Tanto é assim, que Jesus respondeu ao jovem que lhe chamara bom Mestre: “Por que me chamas  bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus” (Marcos, 10:18). Ou seja, a bondade absoluta somente Deus possui.

    Em suma, segundo o próprio Cristo, que nos transmitiu a Doutrina Espírita, pelos espíritos superiores e por seu representante na Terra, Allan Kardec, todos somos filhos de Deus. Jesus é o nosso modelo de perfeição a ser imitado e o Espírito Santo é cada um dos seus  emissários iluminados, por ter usado seu livre-arbítrio com sabedoria e amor, enquanto esteve encarnado e no plano espiritual.

    Finalizo com o poema: Finalidade da Vida

 

Deus é a universal inteligência,

Que a todas as coisas deu origem

E como Pai nos quer plenos de luz

Como também é nosso irmão Jesus.

 

Com residência em nossa consciência, 

Suas leis puras nada nos exigem,

O nosso livre-arbítrio é que traduz

As trevas  ou a alma que reluz.

 

Em Deus nos movemos e existimos,

Em Jesus está nosso irmão divino

E seu mensageiro é o Espírito Santo

Que com sua luz nos enche de encanto.

 

Deus é nosso Pai, Jesus nosso irmão

E o Espírito Santo nosso irmão é

Que evoluiu no amor, no bem e na fé,

Pois Deus nos criou para a perfeição.

 


[1] Acesso em 28 dez. 2023.

[2] Acesso em 28 dez. 2023.

[3] EMMANUEL (Espírito). O Consolador. Psicografado por Chico Xavier, item 312.

 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → Deus, Jesus Cristo e Espírito Santo

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com