O homem que se veste com sacos de lixo

11/10/2023 19:24

        De tempos para cá, após a fase pior da pandemia da Covid-19, temos visto um rapaz, próximo ao comércio da Asa Norte, em Brasília, que se veste com sacos de lixo marrons e aborda os transeuntes aos quais estende a mão, em geral somente olhando as pessoas nos olhos, para que lhe deem alguns trocados.

        Apiedados dele, alguns moradores dão-lhe roupas e calçados, entretanto, no dia seguinte, se deparam com ele vestido da mesma forma que antes. As roupas e os calçados podem ser encontrados jogados em algum  container destinado a lixo.

        Disseram-me que ele não aceita que lhe deem roupas. Seu desejo é trajar-se com sacos de lixo, que abre, costura e envolve seu corpo com esse traje. Se lhe oferecem alimento, costuma recusar.

        Segundo também ouvi falar, ele é perturbado mental e os trocados que ganha são gastos com drogas. De que tem algum distúrbio da mente, se eu tinha dúvida, agora já não mais a tenho.

        Ele também não tem paciência para esperar a ajuda que pede, praticamente sem falar, apenas se aproximando das pessoas com uma  das mãos estendida. Em geral, quando me vê, aproxima-se de mim com esse gesto. Há dois dias, quando eu estava entrando na farmácia, avistei-o junto de lixeira. Ele veio ao meu encontro e, para não abrir a carteira na rua, pedi-lhe para aguardar um pouco, pois na saída da farmácia eu lhe daria a espórtula pedida. Demorei-me cerca de 10 minutos, pois havia bastante gente na farmácia e, quando saí, ele havia desaparecido.

        Hoje, ao sair do mercado com algumas compras, avistei-o do outro lado da rua, vestido com os sacos de sempre. Escondi-me atrás dum poste para tirar o dinheiro que lhe pretendia  dar e, para meu espanto, assim que guardei a carteira ele apareceu ao meu lado, com a mão estendida.

        Dei-lhe o dinheiro que tivera tempo de passar da carteira ao bolso, mas talvez por pena, talvez por remorso por não o ter atendido de imediato antes, tentei conversar com ele.

— Por que você se veste assim? Posso dar-lhe uma roupa, eu disse-lhe.

Ele nada respondeu, mas meneou a cabeça negativamente. Então tornei a perguntar-lhe:

— Onde você mora?

Dessa vez, ele falou:

— Moro na rua.

        Como eu havia comprado umas latas de cerveja, para oferecer a familiares que foram convidados a almoçar conosco no próximo domingo, perguntei-lhe se não gostaria de tomar uma cerveja. Apenas lembrei que a bebida não estava gelada.

        Sua resposta foi mostrar-me entre os dedos o dinheiro recebido e balançar negativamente a cabeça. Afastei-me penalizado, sem saber mais o que fazer.

        A única certeza, ou quase isto, que tenho é que, se tudo estiver bem com ele, amanhã ou depois eu o verei debruçado numa lixeira, vestido com os mesmos sacos de lixo. E, tão logo me veja, estenderá a mão para que eu lhe dê uma esmola, mas não aceitará nada para vestir, comer ou beber que eu lhe ofereça.

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → O homem que se veste com sacos de lixo

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com