O Trabalho Move o Mundo

17/05/2023 22:33

        Alma irmã, vinha eu caminhando por uma  pista de entrequadras de Brasília, quando de repente, não mais que de repente, como diria o poeta Vinicius de Morais em seu Soneto de Separação, vi uma cena maravilhosa: pequena formiga transportava folha 20 vezes maior e mais pesada que ela.

        Evitei esmagá-la com o pé, quando a formiga já atravessava meio metro da pista de cerca de dois metros de largura. Em seguida, refleti na grandeza de Deus, que “faz nascer o sol e cair a chuva sobre  justos e injustos”, como disse Jesus. Retrocedi vários passos, almejando (palavra rebuscada em troca de desejando) fotografá-la. Tudo inútil, a formiga já desaparecera do outro lado da pista com sua gigantesca folha verde.

        Mais tarde, lembrei-me da fábula da cigarra e da formiga. Sabe por quê? Ambas trabalhavam, mas só uma cantava, embora a lição que por décadas nos tenha sido passada fosse a de que o canto da cigarra representaria pura preguiça de obrar.

        Negativo! A cigarra canta com dois propósitos: amar para procriar e “anunciar a chegada da primavera”. A pobrezinha inda paga caro pelo seu encantador canto, ao atrair pássaro que a devora.

        Ai do mundo sem a sublimidade das canções!

        Voltando ao trabalho da formiga, também refleti numa frase muito falada como incentivo a certas pessoas: “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”, o que se parece com a “doutrina da graça”. Tremenda injustiça, se visto pelo crivo de existência única e de diferentes aptidões na mesma existência.

        Albert Einstein, a quem é atribuída a frase, diria mais: “Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança”. Agora, sim, dá para perceber que é de nosso esforço que vem a ajuda divina. Se nos acomodarmos na lamentação e preguiça, invejando os que, a nosso ver, são  mais capazes que nós, é porque não perseveramos como tais pessoas e não por um privilégio divino.

        A resposta da questão 133 d’O Livro dos Espíritos mostra-nos, claramente, a inexistência de privilégios e sim merecimento baseado nos esforços individuais: “Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corpórea. Deus, que é justo, não podia fazer felizes a uns, sem fadigas e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito”.

        Como vimos, no início, desde suas mínimas criaturas, é por meio do trabalho que Deus impulsiona a vida. Tendo essa certeza foi que Machado de Assis, “o Bruxo do Cosme Velho”, afirmou numa de suas crônicas: “O trabalho move o mundo”.

 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → O Trabalho Move o Mundo

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

 

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com