Os Dez Mandamentos, Jesus e o Espiritismo

08/11/2023 18:37

Os Dez Mandamentos recebidos por Moisés, de acordo com o que lemos em Êxodo, possui apenas três afirmativas, mas sete negativas. As afirmativas estão no primeiro, no terceiro e quarto mandamentos. 1º - Eu sou o Senhor teu Deus; 3º - Santifica o dia de sábado; e 4º - Honra teu pai e tua mãe. As negativas são as seguintes: 2º - Não fale em vão o nome do Senhor teu Deus; 5º - Não mate; 6º - Não adultere; 7º - Não furte; 8º - Não perjure; 9º - Não deseje a mulher do teu próximo; e 10º - Não cobice nada que seja do teu próximo.

        A seguir, comentarei cada mandamento, de acordo com a visão de Jesus. Primeiramente os afirmativos:

1º - Eu sou o Senhor teu Deus.

Ao lhe ser perguntado, por um jovem, qual era o maior mandamento, disse Jesus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. Destes mandamentos dependem toda a Lei e os profetas.” Ou seja, ninguém que não ame seu próximo ama a Deus. Donde resulta a regra áurea: “Portanto, tudo o que queres que os homens te façam, faze-lhes também, porque esta é a lei e os profetas” (Mateus, 7:12).

 

3º - Santifica o dia de sábado. “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo é o sábado do Senhor, teu Deus [...]”.

Havia, próximo à Porta das Ovelhas, em Jerusalém um tanque de águas, chamado Betesda, cujas águas eram consideradas curadoras, para quem primeiro entrasse nelas, quando suas águas começavam a se movimentar, durante uma festa anual que ali ocorria. Vendo Jesus um homem deitado, que há 38 anos estava enfermo, perguntou-lhe se queria curar-se. Este respondeu-lhe que sempre esperava por alguém para colocá-lo no tanque, quando a água se agitava, mas nunca conseguira isso, pois alguém descia primeiro que ele. Jesus então diz-lhe para levantar-se, tomar sua cama e andar.

Vendo isso, os judeus questionaram Jesus, pois não consideravam lícito fazer qualquer coisa num sábado. Este lhes respondeu: — “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João, 5:1 a 17).

Outras curas realizou Jesus num sábado, como a dum cego de nascença e os fariseus o criticaram por não “guardar o sábado” (João, 9:14 e 16). Noutra passagem evangélica, o Cristo lembra: “O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado” (Marcos, 2:23- 28.

 

4º - Honra teu pai e tua mãe.

Marcos, 7:9 a 13, registra esta afirmação de Jesus, que censura os fariseus por invalidarem o seguinte mandamento de Deus: “... honra a teu pai e a tua mãe”.

 

Em relação aos “nãos mandamentais”, é interessante lermos esta síntese de Jesus ao jovem rico que lhe perguntara qual seria o maior mandamento, quando o Senhor lhe diz:

“(1) Não adulterarás, (2) não matarás, (3) não furtarás, (4) não dirás falsos testemunhos, (5) não defraudarás alguém...” (Marcos, 10:19).

O mandamento do “não” que completa esses cinco “nãos” é o seguinte: “2 – Não fales em vão o nome do Senhor teu Deus”.

 

Ao dizer ao jovem rico: “Não defraudarás alguém”, em sua sabedoria, Jesus sintetiza o 9 e o 10 mandamentos, que é reiterado neste último. Isso porque sabia o Cristo que o nono mandamento era apenas um reforço divino no sentido de que os homens respeitassem as mulheres e entre si, algo que, até nossos dias, não ocorre.

Dizendo: “Não defraudarás alguém”, Jesus inclui todas as pessoas, sem distinção de sexo, como a lei atual de todos os países cristãos e mesmo não cristãos prevê.

 

Finalizando esta 600.ª (seiscentésima) crônica, número aproximado das crônicas que teria escrito o “Bruxo do Cosme Velho”, acrescento a seguir o poema, talvez inspirado por Machado de Assis, mas que não me atrevo a tanto e, portanto, do qual assumo a autoria, sob o título:

 

Religião e Espiritismo

 

Desde que o ser humano

Passou a ter noção

De si e da natureza,

Buscou a explicação

Dos fenômenos naturais.

 

Endeusou a água e o fogo,

Temeu o furacão,

Dançou para haver chuva

Sobre sua plantação...

 

E, ao se ver em perigo,

Ofertou ao Deus Tupã

Diversas oferendas:

Animais, vegetais

E nem mesmo seus irmãos

Deixaram de ser cremados

Como oferta ao Deus pagão.

 

Um pouco mais consciente,

Após reunir-se em tribos,

Sob o poder do mais forte,

Matou impiedosamente

Todos os inimigos...

 

Pois as tribos diferentes

Parecia-lhe ameaças

Em vista das desavenças

E dos espaços das caças

Disputadas entre dentes.

 

Inda mais esclarecido,

Formou, então, suas greis

Inspirado por profetas

E liderado por reis.

 

Surgiram as profecias,

E agora a adoração

Tinha ofertas vegetais

E os corpos dos animais:

Eis que surge a religião.

 

Entretanto, as diferenças

De cultos entre pagãos

E adoradores hebreus

Que pregavam um só Deus

Deu origem ao morticínio

De inocentes cidadãos.

 

Visando o fim dos conflitos

Entre todos os irmãos

Em seu cego fanatismo,

Surge sem ritos inúteis,

Sem dogmas ou sacerdotes,

Sem cobrança de dízimos,

O cristão Espiritismo.

 

Surge para mostrar

A todo cego da fé

Que a religiosidade

Vem da espiritualidade

Traçar-nos a rota certa

Para a paz e a verdade

Com Cristo de Nazaré.

Paz e luz!

 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → Os Dez Mandamentos, Jesus e o Espiritismo

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com